Constelação Familiar Sistêmica

Voltar

Honrar a nossa história é reverenciar nossos pais e nossos ancestrais.

O que é Constelação Familiar Sistêmica ?






Sistêmica

preconiza que, “Todos fazemos partes de um sistema e esse interfere diretamente em nossas relações.’’ Olhar de forma diferenciada a todas as questões possibilita um reencontro facilitador que despertará o fortalecimento de novos potenciais dentro de si.

Constelações Familiares é uma técnica terapêutica desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger. Essa técnica permite olhar o indivíduo dentro do seu contexto familiar a partir das relações que estabelece com pessoas da família e com pessoas que não fazem parte da família, através de vínculos de amor e lealdade. Bert Hellinger, defende que a vida de uma família é permeada pelos princípios das Ordens do Amor e todas as dinâmicas familiares são, regidas pelo amor, por mais complexas, intrincadas ou trágicas que possam parecer.

As ordens do amor agem como forças inconscientes nos sistemas, familiares, educacionais ou de trabalho. Os conflitos e desordens ocorridas em gerações anteriores (na família, professores, alunos e no trabalho), em geral, se reproduzem no contexto familiar, escolar e empresarial, pois todos os membros de um sistema estão vinculados uns aos outros, irremediavelmente, além do tempo ou espaço.

Cada família, organização, escola é um sistema único (formado pelos sistemas familiares uns dos outros) que abarca, em si, disfunções ocorridas nos sistemas que o compõem.



Semelhantes se atraem e agem em ressonância. Por exemplo, professor com dificuldade de reconhecer a hierarquia, seja com o diretor, pai ou outro superior, encontra alunos que desafiam sua autoridade. As leis (ordens do amor) que servem para o sistema familiar servem também para o sistema, educacional e organizacional empresarial para todos que estão neste serviço.

1ª LEI - A PERTINÊNCIA

Saúde - Ragg Terapias Integradas

“Pertencer a nossa família é necessidade básica” Esse vínculo é o desejo mais profundo. A necessidade de pertencer a ela vai além até mesmo da nossa necessidade de sobreviver. Isso significa que estamos dispostos a sacrificar e entregar nossa vida pela necessidade de pertencer a ela. (A Cura p.17). A primeira lei ensina que cada um que faz parte do sistema tendo o mesmo direito de fazer parte. Isto é valido na família, na organização empresarial e na escola onde todos têm um lugar de pertencimento de modo exclusivo. Parece óbvio, mas não é. A EXCLUSÃO opera contra, criando conflitos e sofrimentos.

2ª LEI - A HIERARQUIA

Saúde - Ragg Terapias Integradas

É a ordem do tempo. Esta lei nos mostra que quem chegou primeiro tem precedência. Pai e mãe chegam antes dos filhos. No sistema educacional os professores chegam antes dos alunos e são as raízes daquilo que o aluno vai buscar na escola. Quando essa ordem é rompida, cria-se um conflito.

3 ª LEI - O EQUILIBRIO de TROCA

Saúde - Ragg Terapias Integradas

Cria os vínculos entre as pessoas. “O que dá e o que recebe conhecem a paz se o dar e o receber forem equivalentes. Nós nos sentimos credores quando damos a alguém e devedores quando recebemos. O equilíbrio entre crédito e débito é fundamental nos relacionamentos”. (A simetria oculta do amor - Bert Hellinger). O equilíbrio une e fortalece o vínculo. O desequilíbrio enfraquece e afasta as pessoas. Exceção: pais e professores. Os pais dão a vida. Professores dão o conhecimento. Alunos apenas recebem! Pais e professores são grandes, filhos e alunos são pequenos e assim a vida os mantém para sempre.

Amamos O Que Fazemos

Sonho que se sonha só é só um sonho, quando sonhamos juntos torna-se realidade. "Raul Seixas"

Através dessa consciência então, o QUE e COMO deve ser feito? É fundamental TOMAR (aceitar o que é, com amor!) a família, a escola, o trabalho, o aluno, a família dele e a própria família, é ação indispensável ao professor. Se, o professor não TOMAR seus pais, com amor, vai criar emaranhamentos para si, seus filhos e na escola, com seus alunos. Não vai conseguir TOMAR o aluno com os problemas que lhe são próprios e não vai conseguir ajudá-lo.

Colocar cada pessoa excluída do sistema dentro do no coração, dar um espaço energético a ela para que possa ser reconhecida de alguma maneira e não esquecida, respeitar o destino, a escolha assim como é apresentado de fato, sem a pretensão e arrogância de mudar nada e a ninguém.

Santo Agostinho já dizia, “A morte não é nada. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Por que eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho”, Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.”

Fazer com que o sistema pertença, com respeito das ordens de chegada se estabeleça e o equilíbrio das duas forças de compensação (dar e receber) aconteça é permanecer na humildade de aceitar aquilo que é da forma que é apresentado, transmitir valores como: o agradecimento, a admiração, a reverência pela vida, pelos pais, pelos empregadores, colaboradores, pelo professor, pela aprendizagem. Quando estes conceitos são praticados funcionam e trazem leveza e paz nas relações, nas dificuldades de problemas afetivos, comportamentais e conflitos, profissionais e de aprendizagem.



Pra que serve ?

A compreensão Sistêmica Fenomenológica preconiza que todo indivíduo é integrante de um sistema, e como tal, sofre influências de outros membros do sistema. Está fundamentada nos estudos das dinâmicas comportamentais que são pautados na verdade daquilo que não se vê, mas que é manifestado como se fosse um organismo vivo capaz de desequilibrar o funcionamento de todos envolvidos. Através dessa abordagem terapêutica, torna-se possível identificar e solucionar problemas e conflitos de pessoas, empresas e organizações.

Repetições de padrões de comportamentos influenciados pela família atual, de origem e grupos de familiares ao longo de outras gerações podem provocar o sistema individual e coletivo, proporcionando emaranhamentos. Esse trabalho oferece a oportunidade de identificarmos conscientemente o que ocorre no sistema familiar e resolver conflitos a partir da escolha interna de cada um. A Constelação Sistêmica Familiar possibilita a conscientização do papel e da forma que as pessoas estão enredadas dentro do sistema familiar e empresarial, atuando nos processos de “desemaranhamento” e harmonização de vínculos em famílias e organizações.

Indicações :

Conflitos familiares (pais, filhos, irmãos, tios, avôs), conflitos entre casais, dificuldade em lidar com perdas de parentes, pessoas queridas ou parceiros (suicídios, mortes precoces, natimortos), dificuldade em relacionar-se de uma forma geral, dificuldade em comunicar-se, problemas de saúde, conflitos entre sócios, funcionários e clientes, problemas financeiros, dificuldades de aprendizagem.

Como é feito o procedimento :

O trabalho é focado onde há um tema específico a ser direcionado. São dois caminhos que podem ser seguidos para que se execute esse procedimento:

Saúde - Ragg Terapias Integradas

Saúde - Ragg Terapias Integradas

"Aqui nós vemos você com os olhos da ALMA".