Acupuntura Constitucional Quântica

Voltar


A Acupuntura é um método de prevenção, tratamento e manutenção dos desequilíbrios ocasionados no fluxo energético do ser.
Através desse olhar, a acupuntura segue diferentes linhagens com os mesmos propósitos: prevenir e tratar desarranjos energéticos, doenças instaladas, alterações no sistema orgânico e no emocional. A proposta do tratamento se baseia em equilibrar o fluxo de energia que circula no corpo através dos meridianos, tratando o indivíduo como um todo, buscando identificar de onde vem a causa das doenças, e não apenas tratando os sintomas.

Segundo, Dr. Hong Jin Pai, as origens da acupuntura perdem-se no tempo. Evidências arqueológicas permitem supor que a técnica era praticada no continente asiático, mais especificamente na China, há mais de cinco mil anos. Alguns doutrinadores, em suas obras, referem suas origens há quatro mil anos.
Na tradicional medicina chinesa, mestres antigos ensinavam ser a doença uma alteração das funções do corpo ou desgaste deste, provocado por fatores externos, como frio, calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento. Por meio da acupuntura seria possível a harmonização da saúde.

Conheça as diferenças que existe entre a Acupuntura Constitucional, Sistêmica, Estética, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia e Acupuntura sem agulhas.

Quântica porque em todos os nossos procedimentos utilizamos os florais vibracionais Método Quantum Health (Fisioquântic).

Amamos O Que Fazemos

Sonho que se sonha só é só um sonho, quando sonhamos juntos torna-se realidade. "Raul Seixas"

ACUPUNTURA CONSTITUCIONAL

Segundo conceitos Chinês todo ser humano nasce com um propósito individual para atingir o seu próprio destino. A acupuntura constitucional baseia-se no estudo dos genes herdados sobre os ancestrais e nas características físicas, mentais e espirituais de cada ser humano.
Para se preencher o potencial máximo por meio do tratamento com Acupuntura, há que se harmonizar o Qi (Energia) do cliente com o Qi (Energia) do Céu e da Terra. Em harmonia, há vitalidade. Tal união faz a pessoa inteira.

A Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos se empenha em acentuar e harmonizar esses Elementos, a fim de assentar a mente e o espírito do cliente para que as emoções se tornem apropriadas. A Acupuntura Constitucional ganhou corpo prático na Coréia, mas sua base veio da China. Estuda a constituição do indivíduo, baseando-se nos genes herdados dos ancestrais e nas características físicas, mentais e espirituais de cada pessoa como forma de conhecer as características energéticas do indivíduo e, a partir delas, poder avaliar e até prevenir doenças.

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

A orientação alimentar, segundo os princípios chineses, leva em conta o perfil constitucional do paciente: magro, gordo, forte, fraco e as características básicas de cada alimento: partes da planta ou do animal (raízes, sementes, folhas, frutos), propriedades físico-quimicas e estação do ano que o alimento é gerado pela natureza. É difícil explicar, neste pequeno texto, como os princípios chineses de atendimento de um cliente, de “Ouvir, Observar, Perguntar e Palpar”, da observação da Língua e dos pulsos, das cores do paciente, das propriedades da síndrome (fria, quente, seca, úmida, migrante, estagnante, por deficiência ou excesso, etc), além de identificar com clareza o que poderia estar ocorrendo, permite ao cliente se conscientizar de como restabelecer ou melhorar sua saúde.

Na Antiguidade, já se fazia uso dos chás (infusões de ervas), exercícios respiratórios, com ou sem movimentos corporais orientações alimentares que contam com características básicas de cada alimento: partes da planta ou do animal (raízes, sementes, folhas, frutos), propriedades físico-quimicas e estação do ano que o alimento é gerado pela natureza, segundo os princípios chineses para promover a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta. É uma forma de conhecer as características energéticas do indivíduo e, a partir delas, poder avaliar e até prevenir doenças.
São utilizados elementos naturais (sementes orgânicas) que, em contato com o corpo, indicam que fortalecem ou enfraquecem as pessoas. Assim é possível reorientar hábitos alimentares, posturas de pensamentos, orientações sobre respiração, para manter o corpo e mente em equilíbrio.

Emoção só com Moderação

Um elemento integra o outro, tem consequências no outro, sofre as consequências de outro, exatamente como acontece com tudo o que existe no universo.

Dinâmica das interações dos Cinco Elementos

Diferentes aspectos das emoções segundo a Medicina Tradicional Chinesa. O excesso emocional agride o órgão correspondente. Confira:
* a Raiva excessiva resultará na ascensão do Qi (Energia); isso acarretará distúrbio na função de drenagem, e o Qi do Fígado seguirá ao contrário, seguido do sangue que levará à perda brutal de sentido;
* o excesso de Alegria dissolve o Qi; com a dispersão do Qi do Coração não é possível se concentrar;
* a Tristeza exacerbada reduz o Qi; a depressão do espírito fará diminuir, até o desaparecimento, o Qi do Pulmão;
* o Pensamento excessivo bloqueará o Qi; o excesso de preocupação desgasta o Qi do Baço que não terá força para efetuar a função de transporte;
* o Medo excessivo fará descender o Qi; diminuirá a solidez do Qi dos Rins, relaxará os esfincteres o que resultará na incontinência urinária e anal.

As condições climáticas, o ritmo do sol (circadiano) e da lua (lunar), das estações e as diversas influências cósmicas impactam nos sistemas funcionais. Há cinco condições climáticas, segundo a MTC, que atuam sobre as funções do corpo, capazes de desequilibrá-lo: Frio, Calor, Umidade, Secura e Vento.
O Coração é sensível ao Calor; o Fígado ao Vento; o Rim ao Frio; Pulmão à Secura, e Baço-Pâncreas à Umidade. Além disso, o organismo tem ritmo próprio, regido ora por um, ora por outro órgão. Para a Medicina Chinesa, uma hora equivale a duas horas ocidentais, o que explica o fato de cada meridiano apresentar hiperatividade funcional em determinada hora, quando – devido à plenitude de energia – sua função atinge o potencial máximo de atividade:

Horário

23:00-1:00

Orgão

VESÍCULA BILIAR

Função

Considerada a primeira hora, exatamente as 00h00 (meia noite). A vesícula está estreitamente ligada ao fígado (horária sucessivo). Neste momento, você precisa dormir, ou então você vai esgotar as reservas de energia nesses dois órgãos. Causa insônia em pacientes hepáticos.

Horário

01:00-3:00

Orgão

FÍGADO

Função

Raiva excessiva resultará na ascensão do QI (Energia); isso acarretará distúrbio na função de drenagem, e o QI do Fígado seguirá em contrário, seguido do sangue que levará á perda brutal do sentido; É fundamental descansar durante este tempo, quando o fígado está em seu mais alto nível de energia e, portanto, ao máximo de sua capacidade desintoxicante para o nosso corpo.

Horário

3:00–5:00

Orgão

PULMÃO

Função

Segundo a MTC, o pulmão é o primeiro órgão a se "levantar". Responsável por levar a energia - Chi - para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos. Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda .

Horário

5:00–7:00

Orgão

CÓLON DO INTESTINO GROSSO

Função

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo. Nesta hora é ótimo beber água morna.

Horário

7:00–9:00

Orgão

ESTÔMAGO

Função

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está em plenitude. Deve-se fazer um abundante café da manhã

Horário

9:00–11:00

Orgão

BAÇO-PRÂNCREAS

Função

O baço é um órgão extremamente importante porque transforma alimentos em energia para todos os órgãos. Se você não tiver feito um bom café da manhã, o baço será incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: este horário ainda é indicado para o café da manhã. O Pensamento excessivo bloqueará o QI; o excesso de preocupação desgasta o QI do BAÇO que não terá força para efetuar a função de transporte; BAÇO-PÂNCREAS, horário em que a glicemia(controlada pelo pâncreas) está mal regulada.

Horário

11:00–13:00

Orgão

CORAÇÃO

Função

Esta é faixa horária do coração em que deve ser evitado todo tipo de estresse físico. É o momento perfeito fazer uma pausa, almoçar e relaxar. Neste horário é desaconselhável fazer exercício físico intenso e ficar em ambiente muito quente.

Horário

13:00-15:00

Orgão

INTESTINO DELGADO

Função

Esta é uma fase importante, porque se está assimilando o almoço para obter o máximo da energia do que você comeu e, portanto deve-se evitar o trabalho pesado ou mentalmente estressante. A primeira parte desta faixa horária é ainda um bom momento para se alimentar.

Horário

15:00-17:00

Orgão

BEXIGA

Função

Este é o melhor momento para fazer as coisas mais importantes e difíceis do dia, como estudar e dar o seu melhor no trabalho. Claro, se você estiver bem alimentado e hidratado para seguir o restante da jornada.

Horário

17:00-19:00

Orgão

RINS

Função

Os rins são fundamentais para a medicina tradicional chinesa, são particularmente relacionados à energia. É esse o momento em que começamos a sentir a energia se abaixando, o cansaço chegando. Neste caso, comer algo salgado (não muito) pode estimular os rins em suas funções. Esse meridiano está relacionado ao medo.

Horário

19:00-21:00

Orgão

PERICÁRDIO ou CIRCULAÇÃO SEXO

Função

O pericárdio está intimamente relacionado com o coração (anatomicamente é a membrana serosa que o protege). Este é o momento ideal para fazer uma prática que ajuda a relaxar e induzir o sono, como a meditação, uma atividade física leve, leitura, etc, mas também deve-se dedicar-se ao convívio e à família. À noite deve-se comer pouco.

Horário

21:00-23:00

Orgão

TRIPLO AQUECEDOR

Função

O Triplo Aquecedor é considerado um meridiano em Medicina Tradicional Chinesa, que está estreitamente relacionado com vários órgãos e vísceras do corpo, agindo para a proteção e a gestão destes. Durante este tempo (um pouco antes no inverno, e um pouco mais tarde no verão), devemos nos adormecer

"Aqui nós vemos você com os olhos da ALMA".