Energia Positiva ou Negativa

Voltar



A Humanidade encontra-se cada vez mais doente de corpo, mente e alma. As causas são diversas, sendo elas: a genética, a correria da vida moderna, a atual síndrome do tecnostress, violências, pessoas desorientadas, falta de dinheiro, de amor próprio, de conhecimento, entre outros, fazendo com que permaneçamos na escuridão.
Temos visto e sentido muitos fenômenos estranhos acontecendo no dia a dia das pessoas, favorecendo com que o nível de abastecimento e alinhamento energético vai esvaindo-se.
Manter a atenção ao seu padrão de energia, fará toda a diferença para que você consiga lidar com as adversidades, embora muitos dizem não acreditar nessas coisas chamadas de “ENERGIA”. O meu desafio aqui hoje é compartilhar com você o que eu tenho aprendido sobre essa temática ao longo de 24 anos de experiência.
Em determinado momento de sua vida, você já deve ter chegado em algum lugar ou perto de alguma pessoa, que tenha sentido um ligeiro mal estar, ao ponto de perceber que a sua energia ficou sugada, ou ainda, deve ter percebido que ao chegar em algum lugar sente um enorme bem estar, como exemplo quando você entra em contato com a natureza ou diante de um jardim bem cuidado. Já parou para se perguntar qual é a sensação que isso lhe traz? Leveza, tranquilidade , harmonia, bem estar, não é mesmo?
Na dinâmica da vida, somos portadores dessa dualidade que nos movimenta tanto, para que uma luz possa ser acesa depende da polaridade dos fios negativos e positivos, e assim por diante, sombras e luz, noite e dia, masculino e feminino, Yin e Yang, ou seja, as forças complementares que nos movem, e isso faz parte de um sistema, que nada mais é do um conjunto de elementos que estão interligados entre si numa contínua relação de mudança.
Quantas vezes nos deparamos com incômodos diversos, como ao chegarmos em algum lugar e deparar com a desordem do mesmo. Sentimo-nos incomodados, desorientados, desconfortáveis por dentro e por fora e isso tudo começa a tomar conta de nós. Perda de foco, concentração, força de vontade, tomada de decisões, dores por todo o lado do corpo, inquietação e sintomas como: irritabilidade, sensação de estar perdido, de não ter forças para tocar a própria vida e às vezes, você se pega ainda rodando, de um lado para o outro com a sensação de não conseguir sair do lugar.
Talvez, você tenha percebido ainda que o desânimo, a sensação de frustração toma conta de você, ao ponto de não ter forças para prosseguir. Mesmo que por trás de tudo isso, exista em você muitos desejos, sonhos, necessidades, porém na hora de agir se depara com algo que parece ter a sensação de te impedir de seguir e sair do lugar.
Você vive isso ou conhece alguém que sofra desses dramas? Pois bem, tudo isso faz parte dessa dinâmica universal chamada de “Energia”. Segundo a ciência energia vem do (grego έν, "dentro", e εργον, "trabalho, obra", ou seja, "dentro do trabalho"), o conceito científico demonstra que energia só pode ser entendida mediante a análise de dois entes ou sistemas físicos em interação. Quando dois sistemas físicos interagem entre si, mudanças nos dois sistemas ocorrem.
A interação entre sistemas físicos naturais dá-se, em acordo com os resultados empíricos, de forma muito regular, sendo uma mudança específica em um deles, acompanhada de uma mudança muito específica no outro, embora estas mudanças possam certamente ser de naturezas muito ou mesmo completamente distintas.
Sendo assim, impossível seria deixarmos de acreditar que energia não existe, ou que eu não dou atenção a essas coisas chamadas de energia. Ela faz parte do movimento de ação de cada um de nós, dessa maneira não há como dizer que a energia é boa ou ruim as duas fazem parte e são necessárias para as nossas mudanças e fortalecimentos interiores e exteriores.
O que modifica nessa dinâmica é o quanto de força e ação tenho para lidar com ela, melhor dizendo onde é que está minha atenção no foco dos problemas ou das soluções.
Quando essas duas forças se desarmonizam elas são capazes de nos manter afinizados com pessoas, fatos, situações de baixas vibrações. Doenças, roubos, catástrofes, mortes coletivas, perdas afetivas, financeiras e tantas outras condições e isso não significa que seja bom ou ruim, é apenas um convite para que você possa redirecionar a rota de suas escolhas, e será necessário transitar pelas duas frequências para que haja uma estabilização frente a HOMEOSTASE desse sistema, tudo o que nos acontece de bom ou ruim, faz parte do nosso nível de crescimento e evolução, afinal as duas forças fazem parte, o que importa como é que olho e acolho essas informações.
O que antes era visto apenas como uma possibilidade para os místicos, hoje se tornou fonte de pesquisas pela ciência e medicina está aí a olho nu de todos aqueles que querem e não querem ver, inclusive aos céticos. Mesmo porque energia, não faz parte de um misticismo e sim de uma dinâmica chamada vida, foco, força, motivo e ação.
Sabiamente, Carl Jung já dizia, “Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão”.
Em posse desse convite frente ao seu sofrimento, é necessário criar um mecanismo de força de corpo e mente, o que para muitos alegam não saber o que e como fazer. E nesse momento eu te desafio! Você sabe o que fazer sim, todos esses recursos já estão aí dentro de você, basta apenas acessá-los prestando atenção a tudo o que acontece ao seu redor.
Como você tem reagido as coisas que lhe acontecem? Diante da dor, você pode continuar sofrendo, se lamentando, se vitmizando ou pode tornar-se guerreiro(a) de si mesmo, tomando responsabilidade pela sua vida e por suas escolhas. Quer saber como?
Aceitação – aceite e acolha a sua dor, dê atenção a ela, escolha um nível de maior consciência, busque cuidar da energia de tudo o que te rodeia, construa novas afinidades com pessoas, fatos e situações que lhe tragam mais harmonia. O universo é abundante e dentro dele existem caminhos, sendo eles: tumultuados ou mais harmonizados e só você será capaz de escolher. Tanto é visto que hoje a ciência nos mostra, o quanto de sofrimento existe em pessoas que estão precocemente atropeladas pela vida moderna tecnológica. Perdem contato com o mundo ao seu redor e o pior disso é que perdem o contato consigo mesmas, fazendo com que mantenha sua energia presa a vibrações de apegos e aflições. Com isso, se pensarmos um pouquinho mais, o seu coração bate e você não vê, os seus pulmões te impulsionam seguir a vida e você nem sente, internamente existe um sistema multifuncional cuidando de tudo para que você permaneça vivo e você nem sabe direito como essa dinâmica funciona. A isso também chamamos de ENERGIA, ou seja, ENERGIA É VIDA. Qual é a qualidade de intenção que você dá a si mesmo, boa ou ruim? Eis a questão!
Lei das afinidades - Muito se houve falar sobre a mudança de consciência interplanetária. E agora diante dessa troca de informações, fico aqui pensando, e surge então a pergunta que não quer calar: - Como anda a saúde energética da sua mente, da sua alimentação, da sua casa, do seu ambiente de trabalho, da sua empresa? Boa ou ruim – isso também é energia.
Onde está a sua atenção? Tem dedicado muitas horas ao computador, celular, whatsapp, facebook, instagran, na vida dos outros, no medo e preocupações com as faltas? Você tem dedicado em algum momento atenção, ao que o seu corpo tem a lhe dizer? Tem ouvido ou sentido o corpo te solicitando atenção para as necessidades fisiológicas e biológicas?
Você tem percebido o quanto de pessoas trocam o horário de dedicação a sua alimentação pela substituição de um salgado, doce, fast food e escolhem dedicar essas horas por exemplo ao consumismo da vida moderna. Pois bem, tudo isso faz parte da qualidade de energia que você oferece a si mesmo, e depois vem logo se queixando “as coisas para mim nada dão certo”, “esse ou aquele tem inveja de mim”, todas essas influências vindas da sua forma de pensar, sentir e agir interferem em suas ações e decisões frente ao objetivo da sua vida, tornando-os intoxicados frente a esses agressores. Tanto é, que o ambiente que você mora ou trabalha pode ser responsável pelo fracasso ou o sucesso de seus habitantes. Os ambientes carregam em si memórias de pensamentos, sentimentos, atitudes e comportamentos e isso impossibilita a energia de fluir. As energias ficam impregnadas nas paredes, sejam elas boas ou ruins, o que acaba causando um ambiente vibratório negativo ou positivo.
Muitas pessoas sem suspeitar dessa desarmonia em suas casas sentem a vibração logo pela manhã, acordam-se cansadas, como se não tivessem dormido, sem resistência, e só melhoram quando saem de casa. Uma jornada de trabalho por mais dura que seja os restabelece; existem situações, porém, que as energias nocivas estão também no local de trabalho. Neste caso, pode ocorrer sintomas como falta de vitalidade, tonturas, mal estar, depressão entre outros, Esta baixa energia acumulada pode causar uma fadiga generalizada, podendo levar inclusive a doenças.
Uma das coisas mais importantes que deve ficar em nossa mente é compreender que não há nada mais perigoso para os seres humanos como a energia da nossa casa, e nada tão determinante para o equilíbrio das mesmas, pois é ali que passamos uma boa parte de nosso tempo, principalmente, quando nossa energia está baixa e suscetível, por exemplo, quando dormimos. Nessa hora devemos dedicar um cuidado todo especial, dando comandos de harmonia para que tenha uma boa e tranquila noite de sono, se dormir, tenso preocupado, ansioso certamente terá sintomas desagastantes, o que ao contrário uma boa música na hora de dormir, leituras construtivas, frases amorosas a si mesmo, fará toda a diferença, afinal somos construtores da nossa realidade.
O lar é onde devemos ter a tranquilidade para repousarmos nosso corpo, nossa mente e nossa energia, é ali que refazemos toda a nossa nova estrutura de enfrentamento para os desafios diários, e é bem alí que nos encontramos muitas vezes com nossas maiores provas da vida, para isso devemos procurar sempre manter a harmonia entre todos e lembrar que pode nos proporcionar muita paz e serenidade para enfrentarmos as batalhas do dia a dia fora de casa, porque temos a segurança de termos para onde voltar.
Ame sua família e perceba o quanto ela é importante para sua vida. Porém ordem e disciplina fazem parte dessa dinâmica de construção da qualidade de sua energia.
De acordo, com os princípios sistêmicos ordem significa que há processos, estruturas e prioridades que precisam ser seguidas e respeitadas para que o sistema funcione adequadamente. Segundo Jan Jacob Stam, a “ordem significa que há um lugar seguro e um lugar confiável para cada pessoa, para cada equipe, para cada departamento”. Ela assegura que há condições para que pessoas, equipes e departamentos funcionem bem. E quando essa ordem não é respeitada dentro de um sistema, por exemplo, familiar ou profissional, não reconhecendo e reverenciando contribuições recebidas de pessoas ou situações vindas do passado, o sistema entra em crise, de forma inconsciente.
Isso ocorre quando há uma separação pessoal e profissional, quando ocorre uma mudança de processos, o princípio da ordem fica afetado e causa um grande desequilíbrio durante o período de transição entre o antigo e o novo. Quando a ordem é restabelecida, o sistema volta à normalidade e é através do Equilíbrio e Inclusão que seguem todo o processo de restauração.
Se você tem coisas paradas em sua vida, busque a ordem. Não serve mais, jogue fora - doe, está bagunçado, organize, não consegue trabalho, o dinheiro entra e some, busque saber quais são as crenças que estão te aprisionando, quem no seu sistema familiar sofre esse conflito identifique se esse comportamento faz com que você esteja seguindo um processo de repetição de padrão e para que tudo isso dê certo, é necessário uma boa dose de investimento em si mesmo.
O auto conhecimento te possibilita enfrentar novos desafios fora de um aprisionamento de um sistema familiar ou social, certamente as mudanças aparecerão a partir do momento em que você assumir as rédeas da sua vida própria. Vida com amor, respeito, responsabilidade, livre de julgamentos e harmonia.
Albert Einsten, já dizia “Tudo é energia e isso é tudo o que há. Sintonize a frequência que você deseja e, inevitavelmente essa é a realidade que você terá”.
Texto por Cléo do Carmo - Revista Qualitá - Edição 10 .